Projeto Jornada Missionária

“UMA CASA PARA CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR”
Queridos amigos,
Todos os anos, nós Irmãs Filhas do Zelo Divino, durante o Dia da Missão do Instituto, promovemos um projeto que tem o objetivo de responder, de alguma forma, à nossa missão de evangelização e promoção humana.

Para o ano de 2019, propomos o Projeto “UMA CASA PARA CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR", para as crianças carentes da Indonésia, precisamente em Maumere e áreas vizinhas, na Ilha das Flores.

SITUAÇÃO SOCIAL
Devido à pobreza, muitas famílias indonesianas estão lutando para atender às suas necessidades diárias: roupas, alimentos, saúde. Em tudo isso, as crianças são as mais afetadas, pois não é possível fornecer educação escolar adequada, dar atenção aos problemas de saúde e um desenvolvimento regular.
Um dos problemas da cidade também é a disseminação da AIDS. Estudos recentes revelam que Maumere é uma das dez principais províncias da Indonésia atingidas pela disseminação de casos, principalmente devido à falta ou pouco conhecimento da doença, atitude sexual irresponsável, aos casos ilegais e prostituição induzida pela pobreza.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO
A experiência missionária das Filhas do Zelo Divino em Maumere começa em 1º de setembro de 2001, quando a primeira irmã é enviada. Em 2 de junho de 2002, a sede temporária entrou em operação, enquanto em 5 de julho de 2003, no aniversário de nascimento de seu fundador, Santo Aníbal M. Di Francia, duas Filhas do Divino Zelo e quatro jovens se mudaram para a atual sede em Maumere. Hoje as Irmãs desenvolvem ali a promoção vocacional nas paróquias e escolas, visitam os idosos e doentes, ministram a catequese para crianças, exercem o ministério da Sagrada Comunhão. Também administram a "Klinik Madre Nazarena", uma clínica médica para os pobres, com um médico e três enfermeiras voluntárias, e um serviço de análise clínica com um analista leigo e a "Escola Padre Annibale", apreciada por sua qualidade educacional.
Em 31 de julho de 2012, a presença das Irmãs se estendeu, chegando a Kupang, onde estão em funcionamento o noviciado e a casa das irmãs que estudam. Aqui também as Irmãs realizam a catequese, a animação vocacional e visitas às famílias da região. Recentemente, elas receberam algumas crianças para "creche".
Finalmente, em 6 de junho de 2014 , nasceu a casa de Boanio, na qual as Irmãs trabalham com a catequese, animação para as crianças e visitas às famílias locais. Durante as numerosas visitas às famílias, as Irmãs podem ver a grave situação em que algumas crianças se encontram, abandonadas a si mesmas e sem casa.
Observando e constatando o estado grave das crianças, as irmãs apresentaram a situação ào Instituto. Decidiu-se então acolher essas crianças e transferi-las para Maumere, onde elas podem ter uma chance maior de frequentar a escola, mesmo que ainda não exista uma estrutura adequada. Assim, surgiu a necessidade de abrigar essas crianças e atender às suas necessidades, dando vida ao atual Projeto Missionário de 2019.

FINALIDADE
Responder às necessidades que surgiram no território, para o acolhimento de menores em condições difíceis, à promoção humano-educacional-social e à formação integral. O objetivo faz parte da espiritualidade e missão de evangelização e promoção humana das Filhas do Divino Zelo.

OBJETIVOS
• Acolher as crianças mais carentes, oferecendo-lhes um local seguro para ficar e um ambiente saudável para o seu crescimento integral (humano, moral e espiritual), se faltarem condições no ambiente familiar.
• Apoio socioeducativo para crianças que estão na Casa de Acolhida, até quando puderem ter esperança de um futuro decente.

Como nos anos anteriores, o Colégio Santo Antônio da Congregação Filhas do Divino Zelo realizará a CAMPANHA MISSIONÁRIA, com a finalidade de arrecadar fundos para auxiliar as Obras Sociais FDZ localizadas em regiões e países mais carentes.
Neste ano, mais uma vez, contamos com a Família CSA para continuarmos ajudando os mais necessitados.
A quantia arrecadada será destinada ao projeto “Uma casa para construir um futuro melhor”, na Indonésia.

Arrecadaremos de duas formas:
1 - Disponibilizaremos um envelope onde a família poderá depositar a quantia que puder e quiser.
2 - Cada turma ficará responsável por vender, doces ou souvenires na hora do recreio, doados pelos familiares, conforme tabela abaixo:

Escala de turmas
• 21/10/2019 (2ª FEIRA) - 5º A e B - BRIGADEIRO
• 23/10/2019 (4ª FEIRA) - 3º A e B - BOLO OU TORTA
• 25/10/2019 (6ª FEIRA) - 1º A e B - LÁPIS DECORADO
• 28/10/2019 (2ª FEIRA) - 2º A e B - SAQUINHO DE GULOSEIMAS
• 30/10/2019 (4ª FEIRA) - 4º A e B - PALHA ITALIANA

Para os alunos do 2º ano A e B, pedimos a doação para o saquinho de guloseimas.
OBS: OS ITENS ACIMA SERÃO VENDIDOS NO RECREIO POR R$ 2,00.

Obs.: Os alunos da Educação Infantil poderão participar comprando os itens que serão vendidos.


Rua Gomes Porto, 164
Centro - Três Rios - RJ
(24) 2252-0222 | contato@csa3rios.com.br